Próximas etapas para a constituição de associação decididas em Coimbra
A Casa Costa Alemão, sede do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III/UC), acolheu na passada sexta-feira, 8 de Novembro, uma Jornada PAM dedicada à constituição da futura associação que enquadrará o CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, dando cumprimento a decisão tomada pela Assembleia Geral no final do ano passado, em S. Pedro de Merelim, Braga.
Depois da intervenção inicial de acolhimento dos mais de trinta participantes pelo Professor Doutor Carlos Cavaleiro, em representação da Faculdade de Farmácia da UC, o encontro prosseguiu com as comunicações “Iniciativas interdisciplinares (em resposta a desafios interdisciplinares”, a cargo do Doutor Jorge Noro, coordenador Executivo do III/UC, e “Iniciativa interdisciplinar UCFood, pela Professora Doutora Ana Marta Gonçalves.
A Jornada contou ainda, durante a manhã, com a participação de convidados que partilharam as suas experiências enquanto dirigentes ou representantes de associações “interprofissionais” (que reúnem entidades diversas, da produção à transformação, dos serviços à investigação…), como o exemplo do Centro de Competências para a Fileira Hortofrutícola, trazido pela Engenheira Carmo Martins, em representação do COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – CC, e o caso do Centro de Competências da Caprinicultura, abordado pelo Doutor Nuno Alvarenga, que na qualidade de investigador do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária fez ainda o balanço da actividade dos Centros de Competências e reflectiu sobre as perspectivas associadas ao seu futuro.
Ainda antes de almoço, coube à Dra. Clara Lourenço, da ADCMoura/CCPAM, fazer a caracterização do sector nacional das PAM, antes de uma apresentação sobre o estado actual das actividades do CCPAM. Uma exposição virtual mostrou imagens de explorações, equipamentos, produtos e atividades desenvolvidas no setor das PAM.
De tarde, ainda sob coordenação de Clara Lourenço (ADCMoura), numa organização do Conselho Executivo, realizou-se a Assembleia Geral do CCPAM, a que se juntaram participantes por videoconferência, para discussão dos estatutos e identificação das entidades fundadoras da futura associação, capitalizando resultados do debate matinal e dos esforços colectivos desenvolvidos, no seio do CCPAM, para a sua elaboração, a partir de proposta inicial apresentada pelo seu Conselho Executivo.
Foi ainda abordada a preparação de projectos europeus e iniciativas de outreach, assim como a preparação de outras actividades e resultados no quadro do CCPAM+ (PDR 2020).
Foi estabelecido um grupo de trabalho responsável pela implementação das tarefas conducentes à constituição da associação.